Criar uma Loja Virtual Grátis
PARTES DE UM PATINS!
PARTES DE UM PATINS!

Fonte: GrindHouse

Imagem: online-skating.com.br

Contribuição: Lucas Coelho

 

Partes de um Patins

Você pode fazer um monte de manobras diferentes com patins agressivos. Eles são adequados para patinar em skateparks, halfpipes, para deslizar em muros, muretas, quinas, corrimões e grades, para saltar obstáculos encontrados na rua ou em parques, etc. Não há limite para a criatividade. Para atender todos os requisitos de quase todos os produtores de Aggressive In Line escolhemos como modelo um USD com estrutura bem típica. Como você pode ver na figura que segue um patins é composto dos seguintes componentes:

Cuff
Shell (estrutura da bota externa)
Liner (ou bota interna)
Soulframe
Soulplates
Backslideplates
Frame (Base)
Wheels (Rodas)

A parte superior completa (sem base e rodas) é chamada boot. Estas botas em skateshops são normalmente chamadas de “BootOnly”, pois não é um skate completo, mas apenas um boot.

Geralmente há dois tipos de patins agressivos: Hard-Boot e Soft-Boot. Hard-Boots são robustos compostos de plástico com forro removível. Alguns também tem uma “pele” em cima do escudo para que eles fiquem como “calçados esportivos”, “pele” essa chamada de Skin. Soft-Boots são mais macios e mais flexíveis. Estes, por sua vez, tem um desgaste mais rápido do que os Hard-Boots por não serem envolvidos por plastico.

Há também os Xsjado, que são patins um pouco diferentes. Exteriormente são compostos de plástico como os demais, porém, não possuem bota interna (ou linner), sendo seu uso feito com tênis original da marca ou um de preferência do usuário.

No Aggressive In Line, a substituição de peças é bem comum em virtude do desgaste que as mesmas sofrem com a execução das manobras. Muitas partes do patins possuem um sistema de tamanho e medidas universal, facilitando e aumentando assim a possibilidade do atleta poder personalizar o seu patins com características bem particulares, diferenciando do modelo original de fábrica. Cuffs, bases, soul plates, rodas e presilhas coloridas e de formas e marcas variadas estão ã disposição no mercado para personalização dos patins.

Um dos componentes mais importantes para o patinador é o FRAME (base). Devido ao sistema UFS (Universal Frame System) todos os FRAMES podem ser usados em qualquer BOOT que adotem o UFS. São peças extremamente importantes, pois recebem grande parte do impacto das manobras de deslize, bem como unem o BOOT com RODAS.

A altura que um patins atinge na perna do atleta também influencia no desempenho. Patins com LINNER ou CUFFS mais altos proporcionam uma maior estabilidade ao atleta. Patins mais baixos, então, dão ao atleta uma maior flexibilidade na execução das manobras.

PATINAR é um exercício maravilhoso, e INDIVIDUAL. Sendo assim, cada atleta tem as suas preferências que devem ser respeitadas. Não dê ouvidos à mitos que dizem que deve-se comprar patins dois números maior que o pé, por exemplo. Ou que patins mais baixos são melhores por serem mais flexíveis. São mitos criados em virtude de preferências individuais. Não existe um patins que torne as manobras mais fáceis ou mais difíceis. Quem faz o rolé é o patinador e não o patins sozinho. Atente para a qualidade do que você está usando e não para os mitos que giram em torno dele.