Criar um Site Grátis Fantástico
NÍVEIS DE ROLLERS, ROTAS E LADEIRAS - MACEIÓ
NÍVEIS DE ROLLERS, ROTAS E LADEIRAS - MACEIÓ

Olá pessoal,

 

Vendo a necessidade de dirimir todas as dúvidas dos patinadores de nosso grupo, com relação a forma que organizamos os rollers e níveis de ladeiras, bolamos uma forma de avaliar percursos quando elaboramos as rotas, criamos uma matéria onde constam as técnicas de analisar os níveis  dos rollers, ladeiras e rotas para facilitar o entendimento de vocês.

 

 

– PATINS MACEIÓ -

- NÍVEIS DOS ROLLERS, ROTAS E LADEIRAS –

 - NÍVEIS DOS ROLLERS -

Para estipular os níveis dos rollers o organizador analisa os seguintes tópicos:

  • Rota

Antes de definir a rota o organizador deverá ter uma noção se o asfalto é bom ou ruim, deverá verificar se na rota os níveis estão compatíveis com os obstáculos, como por exemplo calçadas, quebra-molas, pistas com asfalto chokito, subidas de ladeiras, descidas de ladeiras etc.

  • Horário

Para definir o horário, o organizador deverá ter uma noção em média quanto tempo o roller durará, claro que levando em consideração atrasos, para que os patinadores tenham como base a hora.

  • Tempo (Sol/Chuva)

O tempo é uma peça fundamental na elaboração de uma rota, pois, ele é aliado direto do patinador, quando você tem a certeza que fará sol então os níveis teoricamente ficam mais baixos, pois, havendo possibilidade de chuva o roller fica mais vulnerável a tomar chuva, pistas molhadas, mais resistência, equilíbrio etc.

  • Distância

Quanto à distância, o roller deverá ter compatibilidade qualidade/dinamismo/segurança, ou seja, não adianta um roller muito longo, onde, é um roller só de reta, morgado, sem dinâmica, o roller constante demais fica sem graça, monótono.

  • Necessidade de carro de apoio

Na hora de avaliar a rota, o organizador do roller deverá verificar na rota se possuirá trechos movimentados com grande fluxo de carros, cruzamentos perigosos, pouco espaço para os patinadores patinarem, ladeiras onde o risco triplica, fazendo com que o risco de quedas aumentem.

  • Pontos de paradas

Em uma definição de rota o organizador deve ter em mente alguns pontos para descanso do grupo, deverá ser em pontos claros, movimentados e seguros, onde, venda suprimentos, pois, reabastecerá o grupo e dará uma boa visibilidade para evitar assaltos etc.

  • Pontos escuros

Estes pontos devem ser evitados, pois, podem deixar o grupo em perigo, tanto de assaltos, quanto de visibilidade com buracos, bueiros, declives no asfalto etc. Caso sejam definidos estes pontos nas rotas, faz com que a rota seja nível 3+, pois, necessitará de velocidade maior e maior experiência com a patinação noturna.

  • Definição de locais

Os níveis dos rollers também contam muito dos locais onde serão feitos, como por exemplo, orla, interior, cidade capital, asfalto, pois, por exemplo na orla e praças são lugares ótimos para todos os níveis treinarem todas as modalidades, onde, possui superfície plana, lisa, segura sem carros.

Já rotas com asfaltos, são rotas mais exigentes, complexas, perigosas, pois, possuem desníveis, muito trânsito, sinais onde vocês precisarão dominar muito bem os freios, temos uma exemplo prático do perigo de um roller que não domina um freio vai para um urban nível 3+.

Exemplo:

Um grupo de 05 rollers vão patinar e estão chegando em um cruzamento, onde, o sinal fechou e eles precisaram frear bruscamente, o guia do roller freou e o segundo roller não dominava o freio e utilizou o guia do roller como encosto para frear e o guia foi empurrado para o meio do cruzamento devido a trombada do segundo roller, ou seja, ficou correndo risco de vida por causa do despreparo do segundo roller, por querer ir para um roller que exige domínio do freio, onde, o mesmo não possuia.

 

- NÍVEIS DAS ROTAS -

  • Níveis das rotas

Estipulamos os níveis das rotas em conformidade com os níveis dos patinadores capacitados para andar nestas rotas, não simplesmente pelo fato dele conseguir concluir o trajeto, mas, pela fato dele concluir o trajeto com velocidade, resistência e segurança, fazendo com que o grupo todo se divirta e não corra perigo algum.

Rotas x Níveis

Nível 1:

Quadras, orla e praças;

Nível 2+:

Bairros fechados com ruas pouco movimentadas;

Cidades de interior com pouco movimento de carros;

Distância média de 15km;

Nível 3+:

Urban com pistas movimentadas

Ladeiras suaves (subidas e descidas)

Distância média de 15km a 20km

Nível 4+:

Urban com pistas movimentadas

Ladeiras suaves e inclinadas (subidas e descidas)

Distância média de 20km a 35km

Poucas paradas

 

- NÍVEIS DAS LADEIRAS-

  • Níveis das ladeiras

Colocaremos Ladeiras de nossa cidade para ajudar vocês no comparativo nos exemplos.

Estes níveis das ladeiras não possuem relação direta com os níveis dos patinadores, foi só uma forma que utilizamos para estipular a dificuldade das mesmas.

Ladeiras x Níveis

Nível 1: Ladeira do posto 7 e estacionamento do Extra;

- São ladeiras suaves e onde não oferece perigo ao patinador, ladeiras fáceis de frear;

Nível 2: Ladeira Josefa de Melo, Gruta e Viaduto do Pontal da Barra;

- São ladeiras de inclinação mediana, podendo pegar no máximo 40 km/hora, com facilidade mediana de frenagem;

Nível 3: Ladeira Geraldo de Melo

- São ladeiras mais inclinadas, podendo pegar no máximo 50km/hora, com um pouco de dificuldade para frear, haja vista, a velocidade alcançada nesta ladeira;

Nível 4: Ladeira Utinga Leão

- São ladeiras de níveis elevados, com trechos de muita inclinação, podendo alcançar 60km/hora a 80km/hora, com dificuldades de frenagem devido as velocidades alcançadas, ladeiras que possuem trechos chokito geralmente são compridas.

 

Agora vocês já sabem todas as técnicas que utilizamos para definir os rollers, bom rollers pra vocês!

 

Atenciosamente,

Ník

Grupo Patins Maceió